Suplementos alimentares para corredores, o que devo tomar?

suplemento-corredores

O número de pessoas que escolhem a corrida de rua como exercício vem crescendo, já que o esporte pode ser praticado com facilidade em muitos lugares. Esses corredores têm objetivos diferentes, como perder peso, fortalecer a musculatura, melhorar a qualidade de vida, melhorar a resistência física ou ainda ter um escape saudável do stress de todo dia. Independente do objetivo do corredor, é recomendável procurar um médico antes de começar a prática de exercícios, tanto para avaliar suas condições físicas quanto para orientá-lo sobre a alimentação adequada.

Alguns corredores optam pela complementação da dieta com suplementos para maximizar a resistência aeróbica e as reservas de glicogênio muscular. Porém, é necessário tomar alguns cuidados com o consumo dessas substâncias. Conheça quais são os suplementos mais indicados para corredores, mas lembre-se de que eles não devem ser usados para substituir as refeições, mas sim como complementos nutricionais.

Suplementos alimentares para atletas

Proteínas

Indicado para dietas pobres em proteína ou para melhorar a recuperação muscular em função dos exercícios, as proteínas do soro do leite (whey), de soja, do leite (caseína) e da clara do ovo (albumina) têm variação no tempo de absorção pelo organismo e, por isso, cada uma é indicada para determinada hora do dia.

Elas possuem várias funções. A proteína do soro do leite, por exemplo, repara o tecido muscular e fornece aminoácidos essenciais, como os CAA’s, BCAA, glutamina e arginina. Esses aminoácidos promovem a regeneração do sistema imunológico, melhoram a resistência muscular, fazem o anticatabolismo (manutenção da massa muscular presente) e previnem a perda de massa muscular. A glutamina é o aminoácido encontrado em maior quantidade no tecido muscular.

Creatina

A creatina é um composto de aminoácidos presente no cérebro e nas fibras musculares. Os suplementos com esse aminoácido são indicados para quem quer ganhar músculos, pois, combinado com exercícios de musculação, ajudam a aumentar a massa magra. Também aceleram a recuperação muscular e são fonte de energia para esforços de curta duração, como a corrida.

Repositores/Isotônicos

Os isotônicos podem ser ingeridos durante e após exercícios intensos de duração mínima de uma hora. Esse tipo de bebida contém minerais, que são perdidos no suor, e carboidratos, que mantém o nível de glicose sanguíneo. Esses líquidos previnem cãibras, desidratação, tonturas e outros problemas, pois são excelentes repositores de líquidos, minerais e carboidratos. Porém, não devem ser ingeridos por pessoas que não praticam exercícios físicos com regularidade ou possuem problemas cardíacos, renais ou hipertensão.

Termogênicos

Os termogênicos são suplementos indicados para os corredores que querem definir os músculos ou perder gordura. A maioria é à base de cafeína, agem como estimulantes e são utilizados na aceleração do metabolismo, pois provocam a queima da gordura e o aumento do gasto de calorias. Corredores com doenças cardiovasculares e problemas gástricos devem evitar a ingestão dos termogênicos.

Lembre-se de procurar orientação de um nutricionista ou de um endocrinologista antes de começar a fazer uso de qualquer tipo de suplemento. A sua saúde deve ser garantida em primeiro lugar.

Você costuma tomar algum suplemento para melhorar seu desempenho? Conte sua experiência para a gente nos comentários!

About the author

Felipe Salgado