Quer montar um grupo de corrida? Saiba como começar!

grupo-de-corrida
 A corrida é um esporte que pode ser praticado individualmente ou em grupo. Essa escolha é baseada no objetivo do exercício, já que a maioria das pessoas utilizam a corrida para melhorar o condicionamento físico e, principalmente, para estreitar as relações sociais. Afinal, correr ao lado da família e amigos é uma excelente maneira de unir o útil ao agradável. Uma vez que a corrida, além de fazer bem para a saúde corporal, é um ótimo método para aliviar o stress do dia a dia. Para isso, praticar um esporte em grupo é altamente recomendável. Veja a seguir como começar a montar um grupo de corrida.

Montando seu grupo de corrida

Planejamento

Para organizar a montagem de um grupo de corrida é necessário realizar um planejamento completo. Dessa forma, todos os pontos serão abordados e analisados conforme a idealização do projeto. Logo, o responsável pela montagem do grupo deve determinar alguns pontos principais como: local da corrida, os horários aproximados do início e término, os dias que serão realizadas as corridas, a distância do percurso e o melhor trajeto.Caso haja vários responsáveis pela montagem da equipe, é recomendável que haja reuniões contínuas, pois a decisão final deve estar de acordo vontade da maioria. Após o grupo formado, todos os integrantes devem ter voz ativa ao opinar sobre as decisões tomadas pelos coordenadores da equipe.

Convites

Para atrair os participantes, é necessário divulgar a montagem do grupo transmitindo credibilidade. Dessa forma, para um montar um grupo inicial, com um número pequeno de pessoas, é recomendável que a divulgação seja feita através de sites, redes sociais e envio de emails.

Os convites devem conter informações essenciais como dias das corridas, os horários e os trechos percorridos. Além disso, informar os telefones e emails de contato para obter mais informações e realizar a inscrição no grupo.

A primeira corrida

A primeira corrida em grupo será definitiva para a permanência dos participantes e a existência do grupo. Por isso, a responsabilidade é quesito fundamental, pois o que se espera dos líderes da equipe é o espírito de liderança, o cumprimento de prazos e o respeito com os participantes.Logo, se a corrida foi organizada e divulgada da melhor maneira possível, chegou o momento de colocar em prática a teoria. Nesse aspecto, o segredo do sucesso é implantar todo o planejamento. Afinal, o esperado pelos participantes é justamente que os prazos de início e término sejam rigorosamente cumpridos, o trecho escolhido seja o percorrido e, caso haja um acontecimento inesperado, os líderes do grupo possam solucionar o problema.Portanto, ao montar um grupo de corrida, é necessário realizar um excelente planejamento e colocá-lo em prática. Pois, após o grupo ser formado, a permanência dos participantes irá depender da administração do líder da equipe.
Já montou seu grupo de corrida? Como está o rendimento físico no exercício em equipe? Deixe seu comentário nos contando a evolução da corrida em grupo.
About the author

Felipe Salgado