Puma Faas 500 V4 – Avaliação

  • puma-faas-500-v4
  • puma-faas-500-v4
  • puma-faas-500-v4
  • puma-faas-500-v4

Nota da Equipe Viver Correndo

Preço nas Lojas

R$ 379,90

Esta avaliação é uma tradução e a sua versão original pode ser encontrada no site Running Shoes Guru.

PRÓS

  • Ótimo ajuste que torna o tênis mais firme. A ponta não é apertada e o material da parte superior tem excelente respirabilidade.
  • Preço acessível.
  • É difícil encontrar um tênis que ofereça tudo isso por menos do que R$ 400,00
  • Favorece a pisada com a parte central do pé, sem forçar.
  • Ajuste exclusivo da língua, oferecendo apoio na parte de cima.

CONTRAS

  • A inclinação do solado pode incomodar algumas pessoas.
  • O estilo já está bastante batido.
  • Em relação à quantidade de apoio que o tênis oferece, a tração da sola é mínima, resultando em um mau desempenho nas situações adversas do tempo.

VEREDITO

O Faas 500 v4 é ótimo para quem procura um tênis de corrida leve e rápido. Ele promove a pisada com a parte central do pé, oferecendo amplo suporte.

Informações gerais sobre o Puma Faas 500 v4

Esta é a quarta versão da linha Faas 500. O número 500 está associado com a quantidade de suporte que esse tênis oferece. Ele até possui a imagem de uma escala, e 500 significa suporte médio. Apesar de ser classificado como um tênis de apoio, esse modelo pode muito bem se passar por um de desempenho neutro, devido à sua aparência e à sensação ao ser calçado.

Quando vi o tênis pela primeira vez, não gostei muito do estilo. Nunca fui fã de calçados cuja cor principal é o branco. No entanto, as cores das laterais destacam bastante o símbolo da marca Puma.

Sola do Puma Faas 500 v4:

A sola é modesta, mas tem presença. Ela conta com a tecnologia FaasFoam+ da Puma em toda a sua extensão. Essa é uma espuma muito macia que se adapta de verdade ao seu pé. A sola absorve bem o impacto e oferece impulso suficiente para tirar você do chão.

A inclinação de 4mm da sola faz com que sua pisada se concentre naturalmente na parte central do pé. Se não estiver acostumado com esse tipo de tênis, não se jogue de cara. Comece devagar, sem forçar muito. Suas panturrilhas agradecem. Há mais sola na região da bola do pé para facilitar a aderência.

De forma geral, a tração é melhor em superfícies rígidas e pavimentadas, mas não funciona muito bem no chão molhado ou fora da calçada. Uma das minhas últimas corridas com esse tênis foi na chuva. Eu tive um pouco de dificuldade para obter uma boa tração no solo.

Em um certo ponto, a calçada estava bloqueada e eu precisei correr na grama. Acontece que não consegui manter o equilíbrio e acabei caindo de cara no chão (literalmente).

Parte Superior do Puma Faas 500 v4

Há uma camada de malha chamada Weave Mesh, que é firmemente entrelaçada. A palmilha é bastante sólida também. Para completar, a parte da frente do tênis possui uma camada de plástico para aumentar sua proteção.

Embora tudo isso possa deixar a respirabilidade a desejar, eu não tive nenhum problema quanto a isso. O cadarço conta com a tecnologia EverFit 2.0 na parte central do pé. Essa é uma melhoria que este tênis recebeu em relação a suas versões anteriores. Mas o que seria isso? Basicamente, são tiras que se ligam à língua grande e aveludada do modelo.

Quando você aperta o cadarço, a região central do seu pé recebe mais apoio. Essa uma nova tendência que observei em diversos outros tênis no mercado. Embora não mude muito o tênis visualmente falando, esse sistema faz uma enorme diferença.

Em combinação com sua malha, o nível de conforto desse tênis é acentuado. Além disso, há bastante espaço para os dedos. Eu nunca senti nenhuma constrição nessa área, mesmo com este sendo um problema comumente observado nos tênis de corrida mais leves.

O calcanhar é endurecido na parte de trás e isso é bastante evidente na parte inferior do tênis. O pé fica bem certo no lugar. Como em todo o resto do modelo, esse efeito é mínimo, mas sempre está onde precisa.

Conclusões sobre o Puma Faas 500 v4

A Puma mandou muito bem dessa vez. Para um tênis tão leve, eu realmente fiquei impressionado com a quantidade de apoio que ele oferece. Nas corridas mais rápidas, parecia flutuar; naquelas mais longas, com mais de 15 km, tive a pisada firme da qual precisava.

O preço realmente atraia todo tipo de corredor. Esse modelo é ótimo para quem procura um tênis rápido para corridas cronometradas. Devido ao preço também, esse tênis é um forte candidato ao treino diário. Só é preciso se adaptar um pouco à tendência minimalista do modelo, mas isso não é nenhum problema.

Eu me acostumei com a sensação depois de percorrer uns 15-25 km com ele. Eu só queria que ele respondesse melhor no mau tempo. Isso me desapontou um pouco, mas não a ponto de deixar de usá-lo.

Quanto às cores, elas poderiam ser melhores, mas isso é mais o meu gosto pessoal do que um problema. Enfim, a Puma é fiel ao seu nome, proporcionando um tênis com bom impulso, que nos deixa prontos para o bote!

About the author

Equipe Viver Correndo Equipe Viver Correndo

Viver Correndo é o portal do corredor de rua. Nele você vai encontrar tudo relacionado a esse esporte apaixonante!