3 Tipos de Pisada e o Melhor Tênis para Cada uma Delas

tipos-de-pisada

Muitas dores que ocorrem antes, durante e depois de uma corrida podem estar relacionadas com a pisada do corredor. Algumas articulações como joelhos e tornozelos, bem como a canela e até mesmo a coluna, podem sofrer caso não seja corrigido a pisada do atleta. Por isso, que antes de iniciar um programa de corrida ou praticar qualquer esporte, é preciso conhecer o tipo de pisada correspondente, para poder adquirir um tênis adequado e trabalhar na correção compensatória. E você sabe qual o seu tipo de pisada? Continue lendo esse post e descubra os três principais tipos de pisadas e analise a sua performance para saber em qual você se enquadra. Além disso, encontre as características e algumas sugestões de tênis adequados para cada uma delas.

tipos-de-pisada

Pisada Pronada

Esse tipo de pisada acontece quando o primeiro toque do pé ao solo acontece com a parte de fora do calcanhar e ligeiramente se eleva para a parte de dentro do pé, ganhando impulso no dedão.

Pisada Supinada

Esse tipo de pisada acontece quando o primeiro toque do pé ao solo acontece com a parte de fora do calcanhar e assim se mantém com o movimento para dentro, ganhado impulso no dedinho.

Pisada Neutra

Esse tipo de pisada acontece quando o primeiro toque do pé ai solo acontece com a parte de fora do calcanhar e ligeiramente se eleva para dentro do pé, fazendo um movimento uniforme para ganhar impulso na parte central do pé.

Principais características dos tênis para os diferentes tipos de pisadas

Levando em consideração esse aspecto e a necessidade de suprir o mercado com tênis que atendam a diversos atletas com diferentes tipos de pisadas, as empresas fabricantes de calçados esportivos buscaram alternativas na tecnologia para adequar os tênis para evitar lesões por causa da pisada.

Sistema de amortecimento superior para pisada pronada

Apesar de cuidar da resistência, o tênis que compensa a pisada pronada trabalha em cima do amortecimento fazendo com que o impacto da pisada seja mais leve. Os modelos disponíveis no mercado podem corrigir a pronação leve, média ou grave. Ter certeza do grau de pronação ajuda na escolha do tênis. Os modelos indicados para essa pisada são:

nike-lunarglide-5

mizuno-wave-creation
asics-gel-nimbus-16
adidas-duramo-elite

Sistema de amortecimento para a pisada supinada

A pisada supinada tende a prejudicar a parte externa do pé, por isso que um bom amortecedor no tênis pode compensar ao aderir o impacto para o calçado e não para o pé ou outras partes que poderão sofrer com esse impacto. A estabilidade é importante porque a tendência é que o corpo balance com essa pisada e, consequentemente, sofra desgastes e lesões na parte alta do corpo como a coluna e os ombros. Os melhores tênis para essa pisada são:

tenis-asics-gel-pulse-6
tenis-mizuno-wave-ultima-5
tenis-asics-gel-cumulus-16

Sistema de amortecimento leve para a pisada neutra

Mesmo que o corredor tenha uma forte tendência a esse tipo de pisada, um tênis com um sistema de amortecimento leve poder resolver o problema. Nesse caso não há necessidade de grandes correções, pois o problema maior está na ocorrência de dores na sola do pé. Os modelos indicados para esse tipo de pisada são:

tenis-nike-air-futurun-2
tenis-asics-gel-star-br-2
tenis-asics-patriot-7
tenis-asics-gel-flux

E você gosta de correr? Tire suas dúvidas aqui no blog Viver Correndo!

About the author

Equipe Viver Correndo Equipe Viver Correndo

Viver Correndo é o portal do corredor de rua. Nele você vai encontrar tudo relacionado a esse esporte apaixonante!