Passo a Passo: Como Começar a Correr

comecar-correr

Independente do sexo ou idade, a corrida é um exercício recomendável para todos, pois além de fácil, os benefícios são imensos. Não há contra indicação em relação à corrida, há contra indicação ao tempo e modo de corrida. Logo, de acordo com idade e o atual estado de saúde, alguns estilos de corrida não são recomendáveis. Entretanto, há outros métodos de corrida que são receitados pelos médicos como auxiliares no tratamento.

Os benefícios da corrida não são apenas físicos. Afinal, correr é uma excelente maneira de aliviar o stress.

Quer começar à  aproveitar todas as qualidades da corrida? Veja a seguir o passo a passo:

Como começar a correr

Pré-corrida

Antes de correr é necessário fazer todos os exames médicos, para verificar a aptidão aos exercícios físicos. Caso haja alguma restrição, ela deve ser vista com atenção ao planejar o estilo de corrida que o atleta irá realizar.

O planejamento da corrida envolve determinar dias e horário para se exercitar. Esses dados devem ser cumpridos rigorosamente, pois a disciplina é fator primordial em um esporte.

Outro aspecto que merece atenção no planejamento é referente ao ponto de saída e chegada. Ao impor o trecho que será percorrido, é fundamental que seja efetuado todo o percurso. Logo, conhecer os limites do corpo é imprescindível, pois o objetivo final é conseguir resultado de forma saudável, sem exageros.

Escolher o melhor caminho é muito importante, rotas que tenham subidas muito íngremes, estradas com buracos, e outras imperfeições devem ser evitadas. A maioria das lesões ocorre devido à infraestrutura do local da corrida.

Outro ponto relevante ao planejamento é escolher o vestuário correto para a corrida. Roupas curtas e largas são recomendáveis, pois o atleta com esse tipo de traje está mais a vontade para correr e essas peças auxiliam na ventilação do corpo, uma vez que a corrida aumenta a sensação de calor corporal. Além disso, calçar tênis apropriados, com amortecedores, ajuda na absorção de impacto, evitando lesões.

Durante a corrida

Os iniciantes devem sempre fazer pequenas pausas durante a corrida, aproximadamente dois minutos a cada quilômetro. Pois o objetivo principal é completar o percurso, sem tentar ultrapassar os limites do próprio corpo.

Pensando nisso, outra dica importantíssima, válida tanto para atletas profissionais e amadores, é sempre manter o corpo devidamente hidratado. Durante a corrida, é fundamental beber água, caso não beba, o corpo pode se desidratar, afetando consideravelmente o rendimento do atleta.

Evolução gradativa

Para que a prática esportiva traga resultados visíveis ao corpo, é necessário se exercitar com frequência, com total disciplina, em relação aos horários e a maneira certa de correr. Ultrapassar os limites do corpo é um erro, pois caso haja alguma lesão, mesmo que pequena, o atleta pode ter que suspender as atividades físicas por um considerável tempo. Por que correr esse risco?

A evolução do corpo é gradual. Logo, ao treinar, é importante aumentar aos poucos tanto a distância percorrida quanto o ritmo do exercício. De acordo com o atual perfil físico do iniciante há sugestões sobre como começar a correr. O ideal é ter contato inicial com um profissional  de educação física, ele irá ditar a melhor maneira de correr, e principalmente, a distância inicial.

Instruções básicas (passo a passo)

Por sugestão, siga essas instruções básicas:

  • Na primeira semana, apenas ande um percurso de 4 km, contando ida e volta.
  • Na segunda semana, aumente para 5 km, tente correr durante 20 segundos e continuar caminhando. Faça isso o máximo que conseguir durante a caminhada.
  • A partir da terceira semana, aumente gradativamente 1 km em sua caminhada.
  • Ao alcançar 10 km, chegou o momento de correr. Faça breves corridas, no começo apenas 1 km e caminhe 9 km, aumente gradativamente meio quilômetro de corrida por semana.
  • No intervalo de 6 meses, você estará correndo normalmente.

Dica: Caso não consiga aumentar conforme essa orientação, não há problemas, o importante é aumentar conforme o limite do seu corpo permite.

Falamos aqui algumas dicas de como começar a correr, porém é imprescindível realizar exames físicos antes de qualquer coisa, pois somente após a avaliação médica, autorizando a prática de esportes, é recomendado começar a planejar as caminhadas.

About the author

Felipe Salgado