New Balance Fresh Foam 980 – Avaliação

  • new-balance-fresh-foam-980
  • new-balance-fresh-foam-980
  • new-balance-fresh-foam-980
  • new-balance-fresh-foam-980

Nota da Equipe Viver Correndo

Preço nas Lojas

R$ 509,92

Esta avaliação é uma tradução e a sua versão original pode ser encontrada no site Running Shoes Guru.

PRÓS

  • Ótima relação entre amortecimento e peso
  • O amortecimento no calcanhar e na dianteira é muito versátil
  • Ajuste macio e confortável
  • Bom ajuste na parte superior do tênis
  • Sensação de apoio proporcionada pela geometria do Fresh Foam
  • A New Balance mantém o preço deste novo tênis muito baixo em comparação com a mais recente tecnologia de espumas dos outros fabricantes.

CONTRAS

  • Nenhum que eu tenha percebido.

VEREDITO

O New Balance Fresh Foam 980 usa uma tecnologia de espuma para produzir um excelente amortecimento e proteção suficiente para todos os tipos de corridas, além de ter um peso bem leve.

Informações gerais sobre o New Balance Fresh Foam 980

O NB Fresh Foam 980 é um tênis neutro, projetado para corridas de longas distâncias no asfalto.

Primeiras impressões sobre o New Balance Fresh Foam 980

Quando eu ouvi os primeiros comentários sobre o novo Fresh Foam 980 e vi as fotos dele, eu esperava, assim como vários outros corredores, que esse fosse o primeiro tênis “maximalista” da New Balance.

Quando o vi pela primeira vez na loja, eu esperava um tênis neutro muito bem feito, com uma plataforma enorme de espuma e uma sensação semelhante a de um Hoka One One. No entanto, apenas uma olhada acabou com aquela noção pré-concebida.

Na verdade, o Fresh Foam 980 é bastante fino e leve, ótimo para treinos diários e corridas de velocidade. Minha primeira corrida em um 980 não foi nada muito surpreendente. Mas após quatro corridas, observando como o Fresh Foam se comporta em temperaturas superiores a 50 graus, eu fiquei muito fã dessa nova espuma da New Balance.

A parte superior do New Balance Fresh Foam 980

A New Balance manteve tudo maravilhosamente simples na parte de cima do 980, algo bem semelhante ao que você costuma encontrar em sua linha minimalista.

A única diferença perceptível é o cano e o calcanhar maravilhosamente acolchoados, que pareciam exagerados no início, mas foram muito apreciados durante as corridas longas.

As costuras não são motivo para reclamação, e a parte superior do tênis é espaçosa o bastante, tanto que eu consegui correr com ele usando meias finas de corrida e também aquelas mais grossas de lã. A New Balance usa o seu PL4 por último.

Ele se ajusta moderadamente ao calcanhar e à frente do pé, se abrindo um pouquinho no bico do tênis, o qual, por sinal, acomoda diferentes tipos de pé.

Uma malha de dupla densidade é usada em toda a parte superior, tornando-a bem arejada, mas dura, embora eu não tenha sentido nenhum desconforto, nem bolhas ou dores, mesmo após correr 14 km com um par recém saído da caixa.

A entressola e a sola externa do New Balance Fresh Foam 980

Muitos corredores devem estar se perguntando como é a sensação de usar o Fresh Foam, mas, na minha opinião, algumas das descrições da New Balance são um pouco enganosas ao comparar esse tênis com uma "nuvem" ou um "travesseiro".

Não acho que nenhuma dessas descrições seja precisa, pois o Fresh Foam não é um tênis super macio. O 980 não se parece em nada com um Hoka…. Ele está mais para um meio termo entre o Lunar Foam da Nike e o Adiprene da Adidas no quesito amortecimento.

Além disso, o 980 é um pouco mais firme do que o 890v4, outro tênis popular da NB. Na verdade, o Fresh Foam é a espuma mais macia da New Balance, mas dada a fabricação inteiriça e as formas geométricas que se destinam a fornecer um pouco de apoio, o 980 acabou ficando um pouco mais firme.

Isso permite que o tênis forneça um pouco de apoio ao corredor e graças à sua pequena altura e inclinação (4mm), o 980 tem uma excelente transição e permite que a ponta do pé seja rapidamente levantada do chão.

A sola externa não é segmentada e, por isso, possui bastante área de contato com o solo. A tração definitivamente não é um problema. Embora a sola e entressola do 890 não sejam muito flexíveis quando se tenta dobrar o tênis com as mãos, isso não é um problema quando o calçamos, a menos que você seja um corredor à procura de um “tênis minimalista”. Neste caso, eu não consigo imaginar o 980 em sua lista.

Conclusões sobre o New Balance Fresh Foam 980

Como já mencionei, a minha primeira corrida com o Fresh Foam 980 foi em uma temperatura de cerca de -9 graus. Ele parecia rígido demais e sem flexibilidade o bastante. No entanto, nas corridas subsequentes, eu comecei a apreciar muito mais o tênis, e agora ele é um dos meus favoritos para o asfalto.

A simplicidade de ter uma entressola inteiramente de espuma e o uso da geometria para fornecer o suporte nos pontos necessários tornam a transição do 980 muito rápida. Esse é um tênis que tem tudo para ser apreciado por corredores que pisam mais com calcanhar e com a dianteira do pé.

Os corredores devem esperar do 980 um suporte bem superior ao dos outros tênis neutros, e os pronadores mais suaves terão apoio mais do que suficiente para os treinos diários.

Este tênis pode acomodar as necessidades de muitos corredores, e eu o recomendo. Sabe por quê? O Fresh Foam 980 é um tênis leve para treinos, que possui um excelente amortecimento com bom ajuste e algum apoio. Passe numa loja, experimente um deles e conte o que você achou!

About the author

Equipe Viver Correndo Equipe Viver Correndo

Viver Correndo é o portal do corredor de rua. Nele você vai encontrar tudo relacionado a esse esporte apaixonante!