Corridas noturnas: Algumas dicas

corridas-noturnas

Com os dias ficando mais curtos em função da rotina cada vez mais agitada e cheia de compromissos profissionais e sociais, os horários dedicados à atividade física têm sofrido algumas mudanças para se adequar a essa nova realidade. Uma das alternativas encontradas por muitas pessoas e que acabou virando moda em todo país é a corrida noturna.

Além do horário, outros benefícios vêm conquistando os corredores. Em cidades quentes, a temperatura mais amena faz com que o rendimento dos corredores melhore e a perda de nutrientes diminua, assim como o desgaste do corpo seja reduzido.

Alguns especialistas defendem que a corrida noturna traz também benefícios para o sono e faz com que a pessoa esqueça o stress e os problemas do dia. Mas há também os que questionam todos esses benefícios, alegando que a corrida noturna faz com que o corpo fique em estado de alerta, liberando adrenalina, diminuindo a qualidade do sono.

Divergências à parte, o fato é que a corrida noturna vem ganhando cada vez mais força e com isso, provas e eventos vem surgindo por todo o país. Corridas de 5km ou 10km realizadas em parques, trilhas ou até mesmo pelas ruas da cidade têm sucesso de público e participação.

Se você quer se tornar um corredor da noite algumas dicas são importantes:

  • A dica primordial é se preparar e se alongar como se estivesse correndo em qualquer outro horário. Não é porque a temperatura está mais amena e você teve um dia agitando que o seu corpo já está aquecido e pronto para correr.
  • Faça o reconhecimento do percurso previamente. Em muitos casos a iluminação em alguns pontos pode ser mínima e você pode se deparar com obstáculos ou imperfeições na pista, que podem causar algum acidente.
  • Como toda atividade noturna, tome alguns cuidados com segurança e prefira sempre correr em grupo. Por todo país, já existem muitos grupos de corrida noturna, encontre um na sua cidade ou até mesmo reúna alguns amigos e escolha alguns dias da semana para treinarem juntos. Além de mais seguro, é muito mais prazeroso.
  • Use uma headlight, mesmo se você estiver correndo na rua. Além de melhorar a iluminação, ela serve de alerta sinalizando para motoristas de carros que você está ali.
  • Para aumentar a sua segurança, use também roupas com detalhes e faixas reflexivas.

Você costuma correr à noite? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

About the author

Felipe Salgado