5 técnicas de corrida para evitar lesões

tecnicas-corrida

Você presta atenção na sua corrida? Qual foi a última vez que observou suas passadas ou postura?

Muitos corredores não se preocupam com estes fatores durante os treinos. Mas, embora possam parecer inofensivos, eles são algumas das principais causas de lesões e mau rendimento. Passadas tortas, má postura, falta de fortalecimento, entre outros, fazem com que o corpo precise compensar o movimento incorreto, machucando músculos e tendões.

Por isso, procure incluir em sua rotina de treinos alguns exercícios técnicos de corrida, que ajudam a fortalecer o corpo e corrigir estes problemas. Para ajudá-lo, listamos abaixo alguns exercícios comuns. Mas lembre-se: eles devem ser sempre acompanhados por um profissional!

Técnicas para você praticar antes de correr

1. Skipping

A técnica conhecida como Skipping consiste em correr com uma passada curta, tocando o chão com a parte dianteira dos pés e elevando os joelhos até que formem um ângulo de 90° com o tronco, que deve ficar levemente inclinado para frente. Você vai se mover lentamente para frente e manter uma frequência de passadas rápida. A técnica ajuda a aumentar a coordenação e a velocidade da troca de pernas.

2. Dribling

O movimento do Dribling é similar ao do Skipping, mas, neste exercício, os joelhos não devem ser tão elevados – eles devem ir, no máximo, até a altura das coxas. O objetivo é tocar o solo rapidamente, minimizando o tempo de contato.

3. Elevação do calcanhar ou Anfersen

Nesta técnica, o corredor mantém as mesmas passadas curtas e a pisada com a parte dianteira do pé, mas, ao invés de erguer os joelhos, deve-se elevar os calcanhares até a altura dos glúteos. Imagine que existe uma linha paralela e rente às suas costas e procure não ultrapassá-la com os calcanhares – este não é um exercício de passada longa.

4. Saltos

Este exercícios exige um pouco mais do corredor – se você é iniciante ou está lesionado, vá com calma! Ele consiste em correr com passadas largas, saltando com a perna de trás estendida e o joelho da frente elevado.

5. Corrida com os joelhos estendidos

Esta técnica pode ser realizada de duas formas: mantenha os joelhos estendidos e corra com a postura ereta ou mantenha-os nesta mesma posição e corra elevando as pernas à frente de seu corpo. Esta técnica ajuda a fortalecer o tornozelo.

Gostou dessas técnicas? Então comece a correr hoje mesmo!

About the author

Felipe Salgado