5 séries de alongamento para corrida!

alongamento-corrida

Para correr bem e com o máximo de segurança, além de tênis adequados para a prática, é indispensável fazer alongamentos. Os benefícios dos alongamentos são muitos e é importante realizá-los sempre antes e depois da prática esportiva a fim de prevenir lesões.

Benefícios do alongamento para corrida

O alongamento fortalece os tendões e os músculos da perna, deixando-os menos vulneráveis a contraturas e estiramentos, que ocorrem quando o músculo se contrai de forma incorreta. Alongar ainda preserva a flexibilidade dos tendões de aquiles, das panturrilhas, da parte anterior das pernas e dos pés e demais músculos do corpo.

Antes da prática de exercício físico, é essencial fazer alongamentos de modo a preparar e aquecer os corpo, que está contraído e tenso. Através do alongamento, é possível aumentar a flexibilidade, criando uma maior amplitude de movimentos e facilitando o exercício físico. Ao exercitar-se com o corpo frio e sem alongamento, a capacidade elástica fica reduzida, podendo ocasionar em estiramento  muscular.

Vale ressaltar que o alongamento precisa ser feito com intensidade leve antes do treino, para apenas movimentar as articulações e assim despertar o corpo. Após o treino você pode alongar sem pressa, por no mínimo 15 minutos. É importante fazer o alongamento após a corrida para relaxar o corpo, sempre prestando atenção na respiração, que deve ser expirada.

Confira séries de alongamento

  1. Sente-se a 90 graus e estique as pernas. Estique uma das pernas e puxe a outra com a ajuda de uma toalha ou corda que fique presa embaixo do pé, em sua própria direção. Faça isso com as duas pernas por um minuto.
  2. Para a parte de trás da coxa e tendões, com a mão na ponta do pé, puxe para trás enquanto apoia na parede. Segure cada perna por trinta segundos.
  3. Apoie o seu pé esquerdo no joelho direito e cruze a perna. Puxe o antepé para baixo, para cima, para uma lateral e outra. Faça o mesmo procedimento no outro membro por trinta segundos.
  4. Sentado, coloque uma perna esticada para frente e outra perna para o lado, flexionada. Agora tente alcançar a perna esticada, alongando também as costas, por trinta segundos cada.
  5. Para relaxar as costas depois de correr, deite-se e estenda os braços acima da cabeça e estique as pernas. Depois, é só alongar os dois braços e as pernas por trinta segundos.

Quer conferir mais dicas de corrida e alongamento para seu dia a dia de exercícios físicos? Então acesse nosso blog e confira!

About the author

Felipe Salgado